Surge um escândalo de 555 trilhões de dólares, o Presidente Trump está enfurecido com o Fed.

Por John Pijer [*]

Durante as eleições, Donald Trump foi crítico da Reserva Federal. Ele foi enfático, particularmente contra sua presidente, Janet Yellen. É fácil perceber o porquê. Durante os anos de Obama, nossa nação não prosperou. Benesses econômicas não foram passadas à classe média ou ao trabalhador comum desde os anos 90, ainda assim o custo padrão de itens básicos subiu.

Enquanto Obama se gabava de ajudar a economia, um grande número de indivíduos deixaram de trabalhar, ou estão atualmente dependentes de benefícios do governo ou outros programas. Os bilhões que ele desperdiçou jogando os dólares do cidadão Americano em organizações governamentais não alavancou nosso desenvolvimento financeiro ou nosso PIB.

Entretanto, de uma forma ou de outra, mesmo com todos os péssimos resultados, Janet Yellen continua a fazer de si mesma uma inimiga da nova organização. Ela está cogitando uma medida perigosa em que muitos veem como uma medida política.

Do site de noticias Zero Hedge:

Janet Yellen continua demonstrando que, ou ela é profundamente ignorante ou desonesta. Nenhum destes traços são qualidades positivas para uma presidente da Reserva Federal.

Mantendo as taxas de juro basicamente ZERO por sete anos durante os anos de Obama, Yellen subitamente acredita que seria “imprudente” esperar muito tempo para elevá-las.

É uma afirmação bizarra, particularmente quando consideramos:

1) A economia dos EUA está claudicante na melhor das hipóteses e, entrando numa recessão na pior das hipóteses. (em 2016 o PIB cresceu míseros 1.9% e a última série de avaliações sugere uma contração está a caminho)

2) A reserva federal deve $2.4 trilhões, o que seria impactado de forma negativa pelo aumento dos juros pela reserva Federal.

3) Há mais de $555 trilhões de derivativos com base na taxas-juro (…) O que de forma similar seria impactados de forma negativa se aumentados os juros.

Para a reserva Federal embarcar num ciclo de constrição agressiva no contexto de somente uma dessas áreas seria estúpido…. Mas quando as 3 estão em jogo? Ou Janet Yellen está ativamente tentando sabotar a economia Americana por quaisquer razão ou ela não tem qualquer entendimento sobre economia (ou ambos).

Resolver as complexidades da economia dos EUA não é tarefa simples. Requer envolvimento e conhecimento de causa para garantir a solidez e desenvolvimento do nosso país.

Entretanto, Yellen está, acima de tudo, falhando em entender como a Reserva Federal deve funcionar, ou ainda, está tentando, de forma persistente, causar danos à Reserva federal. Porquê? Talvez, apesar de tudo, ela tenha recebido uma ordem socialista de Obama. Talvez ela esteja com raiva do Presidente Trump.

Seja o que for, essa é a oportunidade ideal para mudanças na Reserva Federal. É a oportunidade ideal para sangue novo para acertar o rumo. O triste é que, teremos de esperar até 2018.

Qual a sua opinião? Deve o Presidente Trump esperar para efetuar a mudança, ou há algo que ele deve fazer para manter os EUA longe de uma possível catástrofe.

[*] John Pijer. “$555 Trillion Scandal Erupts, President Trump Is Irate With The Fed”. National News Today, 21 de Junho de 2017.

Tradução: Bruno P. Wray
Revisão: Israel Pestana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *