Os Dez Mandamentos – Nº 8

Nesta semana, na série de vídeos da Prager University sobre
os ‪#‎dezmandamentos‬, apresentamos o oitavo mandamento:

“Não roubarás.”

Prager mostra que existe uma tese de que este é o único mandamento que engloba todos os outros mandamentos. Esta tese é tão verossímil que até o comediante George Carlin, um popular crítico da Bíblia, dedicou parte do seu show para falar sobre isso, reduzindo os Dez Mandamentos a apenas um mandamento:”Serás sempre honesto e fiel.”

Assim como no caso do 3º e 6º mandamentos, outra falácia anti-cristã é desfeita pela explicação de Prager: a alegação de que a Bíblia defende abertamente a escravidão, no sentido atual da palavra, é falsa, sendo proveniente de um desconhecimento do significado das palavras à época ou de má-fé do crítico. É interessante observar como um mínimo de aprofundamento sobre estes mandamentos são suficientes para destruir os argumentos anti-cristãos mais populares.

Por fim, somos desafiados a olhar para dentro de nós mesmos, ao notar que existem modalidades mais sutis de roubo (alguns considerados como “crimes sem vítima”): humilhação, calúnia, fofoca e pirataria. O desafio de evitar estas condutas e grandes e a nossa natureza imperfeita torna a falha mais provável do que gostaríamos de admitir. Esta é a realidade bruta que muitos procuram ignorar, mas que reforça a religião cristã como pilar de uma sociedade estável e próspera.

Tradução: Jonatas
Revisão: cpac

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *