Os Dez Mandamentos – Nº 5

Nesta semana, na série de vídeos da Prager University sobre
os ‪#‎dezmandamentos‬, apresentamos o quinto mandamento:

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o Eterno, teu Deus, te dá.

Este mandamento está intimamente ligado com a nossa realidade atual, onde muitos pais “modernos” têm medo de serem vistos como figuras autoritárias, frente aos seus filhos. Ao invés disto, agem como “pares adultos”, buscando apenas ser “amados”, comprando bens materiais ou aprovando incondicional a conduta dos filhos, mesmo quando reprovável. Como resultado, observamos as novas gerações tornarem-se cada vez mais dependentes e incapazes de agirem em situações adversas. “Pais podem querer ser honrados, mas as crianças PRECISAM honrar os seus pais.”

Outro aspecto importante deste mandamento é a importância da família. Torna-se claro como água o motivo de ativistas, intelectuais e políticos de extrema-esquerda buscarem, com todas as forças, a destruição da família: ela é a maior arma contra governos totalitários. Governos deste tipo tem como objetivo primário usurpar a tutela dos pais para com seus filhos, para torná-lo submisso apenas ao Estado desde a mais tenra idade.

Por fim, Prager dá a fórmula de como ensinar os seus filhos a te honrarem: crianças aprendem, basicamente, por imitação. Portanto, começe honrando os seus pais, hoje.

Tradução: Jonatas
Revisão: cpac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *