Menos de 1000 Britânicos Googaram ‘O que é UE?’ após o referendo

Por Steve Patterson:

Nunca vi tal esnobismo em minha vida. A condescendência pós-Brexit  tem sido nauseante. A mídia, os especialistas e acadêmicos têm desesperadamente tentado pintar os partidários do Brexit como ignorantes, trogloditas provincianos que só votaram ‘leave’ (sair) porque não gostam de gente parda.

Tome como exemplo este artigo viral do Washington Post: ‘The British are frantically Googling what the E.U. Is, hours after voting to leave it‘ (Os Britânicos freneticamente googam o que é a UE, horas após votar para sair dela).

Esquerdistas e elitistas salivaram sobre o artigo – uma prova mais de sua superioridade moral e intelectual.

Só tem um problema: o artigo afirma que as buscas por ‘O que é a UE?’ dentro da Bretanha “mais que triplicou” nas horas após o referendo. Ninguém perguntou: triplicou de que número? Bem, quando você olha os dados que o Google fornece, parece que menos de 1000 Britânicos fizeram esta busca no Google.

Mas a manchete ‘1000 Britânicos Googaram o que é a UE? Após referendo’ não tem o mesmo impacto. Não preenche a narrativa.

Os jornalistas do WP estavam usando o Google Trends para ver as tendências relativas às buscas de Google – mas isto não mostra os números reais. O Google AdWords, contudo, mostra os números.

EUGoogle

É isto mesmo! Para o mês de maio inteiro, ‘o que é a UE?’ foi buscado 8.100 vezes no Reino Unido. Isto dá cerca de 270 por dia em média.

Bem, se este número mais que triplicou, isto significa aproximadamente 945 buscas no total. Se você assumir que a tendência de 270 por dia tivesse continuado, isso corresponderia ao “incrível” número de 675 buscas adicionais no Reino Unido inteiro. Praticamente nada. Sem mencionar que não há meio de saber quem fez as buscas – poderia ser alunos do ensino fundamental aprendendo sobre a UE pela primeira vez. Poderia ter sido um fazendeiro que não votou e apenas deseja saber como isto o afetaria. Pôxa, poderiam ser turistas em Londres querendo saber a respeito da UE.

Indiferente, é improvável que as pessoas no WP preocupem-se com números verdadeiros. É a manchete irresistível do artigo que importa. Qualquer coisa que faça os oponentes parecerem estúpidos e ignorantes – é isto o que os leitores querem ver.

Atualização: WP obteve seus números deste Google tweet. A frase real não foi ‘o que é a UE’, como a manchete afirma. Ao invés, foi ‘o que acontece se deixarmos a UE?’. Bem, estes números concretos são mais reveladores.

EUGoogleBrexitÉ isso aí. A média de maio foi o “incrível” número de 1.300 buscas no total – são 43 por dia. Agora, com certeza, este número aumentará em junho. Contudo, digamos que cresça dez vezes. Observaremos então 430 buscas por dia. Será que o WP vai retirar o artigo agora?

Fonte:

Patterson, Steve. “Less Than 1000 Brits Googled “What is the EU?” After Referendum.” 26 de junho de 2016.

Tradução: Flávio Guetti
Revisão: Hugo Silver

1 comentário

  • dudud

    São falsário. O falsário nunca se arrepende do seu crime. ele se vangloria de ter falsificado e enganado. Coisa típica da esquerdalha..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *