Esquerdista entrevista 100 apoiadores do Trump

Por Sam Altman [*]

Sam Altman dirige uma conceituada incubadora de startup no Vale do Silício, Y Combinator. Ele não votou em Donald Trump, mas ele queria saber como o resto da América pensa e sente. Então ele passou meses viajando pelo país, entrevistando apoiadores de Trump. Ele publicou suas descobertas em seu blog pessoal e permitiu que a Business Insider as publicasse aqui também.

Depois da eleição, eu decidi conversar com 100 eleitores de Trump ao redor do país. Eu fui para o centro do país, o centro do estado, e falei com muitos online.

Essa foi uma experiência surpreendentemente interessante e útil – eu recomendo intensamente. Salvo três exceções, eu achei algo para se gostar sobre todos com quem falei (apesar de eu discordar fortemente de muitas das coisas ditas). Embora aquilo não devesse me admirar, por causa dos dados de votação, eu fiquei definitivamente surpreso com a diversidade de pessoas com as quais conversei – eu não esperava falar com tantos muçulmanos, mexicanos, negros e mulheres durante o curso desse projeto.

Quase todo mundo que eu perguntei estava disposto a falar comigo, mas quase nenhum deles queria que eu revelasse seus nomes – mesmo pessoas de Estados muito vermelhos estavam preocupadas em ser “alvos daquelas pessoas no Vale do Silício se eles souberem que votei nele.” Uma pessoa no Vale do Silício até me pediu para assinar um acordo de confidencialidade antes de conversar comigo, pois ela estava preocupada em perder o emprego se pessoas na empresa soubessem que ela era uma forte apoiadora de Trump.

Eu queria entender o que os eleitores de Trump gostavam e não gostavam a respeito do presidente, sobre que estavam inquietos, o que eles pensavam acerca da resposta da esquerda até agora, e mais importante, o que os convenceria a não votar nele no futuro.

Obviamente, isso não é pesquisa nem “dados”. Mas eu acho narrativas realmente importantes.

Aqui está o que eu ouvi.

As longas declarações são estas:

Vocês podem derrotar o Trump na próxima vez, mas não se continuarem zombando de nós, se recusando a nos escutar e nos deixando de fora. São os Republicanos, não os Democratas, que derrubarão Trump.”

O que você gosta em Trump?

Ele não é politicamente correto.” Nota: Esta sentença apareceu muito, provavelmente em pelo menos um terço das conversas que tive.

Ele fala verdades, mas que são impopulares. Se você não pode falar sobre os problemas, não pode consertá-los.”

Eu sou um judeu libertário cujos avós foram sobreviventes do Holocausto. Nos últimos anos, a esquerda mainstream recorreu a insultos e assassinato de reputação, ao invés de debate, toda vez que suas posições eram questionadas. Essa atmosfera se tornou extremamente opressiva e ameaçadora para pessoas como eu, que discordaram com muitas das políticas de Obama pelos últimos tantos anos. O debate inteligente tornou-se raro.”

Parece muito com como a discussão política era na União Soviética, na verdade. Eu acho que a inabilidade de reconhecer verdades óbvias, e o escopo sempre crescente dessas restrições, deixa isso particularmente frustrante. E pessoalmente, por qualquer razão, eu acho a inabilidade de ter discussões mais sutis bastante frustrante – as coisas não são preto ou branco, mas você não pode falar sobre os cinzas, já que a resposta politicamente correta é branco.”

Ele é anti-aborto.” Nota: Esse sentimento apareceu muito. Uma quantidade de pessoas com as quais falei disse que não se importam com nada mais que ele fez e que sempre votariam pelo candidato mais anti-aborto.

Eu gosto de como ele coloca os interesses dos americanos em primeiro lugar. A política americana precisa ser feita de uma posição da qual os americanos se beneficiem, pois esse é o papel do governo.”

Ele é anti-imigração.” Nota: Esse sentimento apareceu bastante. O mais surpreendente para mim foi como tão pouco pareceu guiado por receios econômicos, e o quanto foi orientado por medos de “perder nossa cultura,” “segurança,” “comunidade,” e uma mentalidade geral de nós contra eles.

Ele preservará nossa cultura. Preservação cultural é considerada boa na maioria dos casos. O que tem de errado em preservar as partes boas da cultura americana?”

Ele não é a Hillary Clinton”

Eu sou mexicano. Eu apoio o muro. As pessoas que ficaram destruíram o México, e agora eles querem sair e causar danos aqui. Precisamos proteger nossas fronteiras, mas agora qualquer política como essa é chamada de racista. Trump foi a primeira pessoa disposta a dizer isso alto.”

Eu sou socialmente muito liberal. Fiscalmente, sou muito conservadora. Eu não sinto como se tivesse um partido – nunca tive. Eu cresci num tempo mais conservador e escolhi o “menor dos males” durante as eleições. Agora, o lado mais socialmente liberal apoia governos maiores, mais ajuda e suporte, e esse dinheiro tem que vir de algum lugar. Eu vejo o que é descontado do meu pagamento toda semana. Estou OK com nunca ser rica, mas eu gostaria de mais segurança, e isso não vem de mais gastos governamentais.”

Precisamos de fronteiras em cada nível de nossa sociedade.”

Estou disposto a adiar mais alguns progressos na justiça social, o que não resulta realmente em perda de vida, em favor de menos envolvimento em política estrangeira, o oposto que resulta (em perda de vida).”

Pessoas pardas estão sempre fora da multidão. Eu acho que, subconscientemente, parte do motivo de eu tê-lo apoiado foi para estar dentro da multidão uma vez.”

O que você não gosta nele?

O jeito que ele fala de mulheres é desprezível.”

Todo o estilo dele. Nós só votamos nele porque essa eleição era muito importante para se preocupar com estilo.”

Eu não gosto da maioria das coisas nele. Foi a maneira que tivemos de escolher uma das duas opções terríveis.”

Eu acho que nossa nação precisa do trumpismo para sobreviver a longo termo, e para mim, isso anula quase qualquer outra reserva que eu tenha. Meu problema é com o próprio Trump – Eu acho que ele é o recipiente errado para esse movimento, mas ele é tudo o que temos, então eu o apoio.”

Eu acho que a implementação da ordem executiva de imigração é emblemática de um grupo sectário, para ser completamente franco”.

Eu agora acredito que o banimento de muçulmanos nos deixa menos seguros.”

Isolacionismo e protecionismo a esse ponto é insano. Já fizemos isso antes.”

Eu, também, me preocupo com a desonestidade. A relação dele com a Rússia, o relacionamento dele com mulheres. A relação dele com questões financeiras controversas. Tudo isso me preocupa, e se essas coisas continuassem, eu perderia todo o respeito.”

Ele continuamente interpreta o personagem que criou para irritar sua base de fãs. Aceitar antissemitismo, nacionalismo branco, ou ódio emanando desnecessariamente cria um vácuo de medo na mídia social, na televisão e em volta da mesa de jantar. Mesmo que as políticas possam ser similares àquelas de qualquer presidente republicano recente, o comportamento de agir tão imaturamente dá um mau exemplo a crianças e deteriora muitas normas culturais, que mais do que qualquer coisa causa perturbação às nossas fundações sociológicas.

Eu odeio que ele desacredite a imprensa o tempo todo. Isso parece preconizar um grande mal.”

Sobre o quê você está apreensivo com Trump como presidente?

A coisa sobre a qual estou mais preocupada é a guerra e ele poder destruir o mundo todo. Eu acho que posso ter subestimado o risco porque ele é mais macho alfa do que tinha percebido quando votei nele. Fora isso, continuo gostando dele.” Nota: A maioria das pessoas não estavam tão preocupadas quanto a guerra. Comentários mais frequentes seguiram essas linhas:

Eu sei que ele está tomando posições fortes em certos assuntos estrangeiros, mas eu acho que em negociações, você tem que fazer coisas para mexer a agulha, e quando um país inteiro está assistindo é difícil manter uma cara impassível. Mas pelo menos seu histórico de negócios nos dá razão para acreditarmos que, ao fim, a estabilidade prevalecerá.”

E:

Ele é doido, mas é uma tática para fazer com que as outras nações não mexam conosco.”

Eu me preocupo de ele nos dividir como nação. Eu acreditei nele quando ele disse que isso pararia com a campanha, mas eu não tenho visto sinais disso até agora.”

Eu estou apreensivo que sua saúde mental esteja realmente ruim.”

Eu me preocupo de que ele vá retroceder a mudança social pela qual lutamos tanto. Mas eu espero que não.”

O que você acha da resposta da esquerda até agora?

Você precisam nos dar a oportunidade de admitir que podemos estar errados sem dizer que somos gente má. Eu já estou pensando que cometi um erro, mas eu me sinto rejeitado da minha comunidade.”

A esquerda é mais intolerante do que a direita.” Nota: Esse conceito surgiu muito, com animosidade real em conversas, fora isso, agradáveis.

Parem de nos chamar de racistas. Parem de nos chamar de idiotas. Não somos. Escutem-nos quanto tentamos dizer porque não somos. Ah, e parem de caçoar da gente.”

Eu adoraria ver um décimo da indignação que vocês demonstram sobre muçulmanos em outros países sobre o estado de nossas vidas aqui. Você não tem ideia de como são nossas vidas.”

Estou cansado de ouvir sobre privilégio branco. Sou branco, mas muito menos privilegiado do que um negro do seu mundo. Eu não tenho esperança que a minha vida irá melhorar.”

Eu estou cansada de me sentir silenciada e demonizada. Nós temos, majoritariamente, as mesmas metas e opiniões diferentes sobre como chegar nelas. Talvez eu esteja errada, talvez você esteja errado. Mas chega de chamar todos nós de demônios por querermos tentar Trump. Eu odeio Hillary e acho que ela quer destruir o país, mas eu não demonizo os apoiadores dela.”

Estou com raiva que eles estão tão indignados agora, mas nunca ficaram indignados por causa do terrível sistema existente.”

Os ataques contra Trump me ensinaram algo sobre mim mesmo. Eu o defendi e disse coisas nas quais eu não acreditava ou apoiava realmente porque fui colocado numa posição defensiva. Os manifestantes podem ter empurrado muitas pessoas nessa direção, MAS isso é, no fim das contas, nossa responsabilidade e tem que parar.”

Eu também gostaria de adicionar que a demonização de Trump por meio de chamar a ele e seus apoiadores de nazistas, KKK (Ku Klux Klan), supremacistas brancos, fascistas, etc, funciona muito bem para entrincheirar os apoiadores de Trump ao lado dele. Esses ataques estão contra os fatos, e em minha opinião, são muito úteis ao Trump.”

Até agora, essa eleição dividiu a nossa nação. Até agora, eu vejo a maior parte da divisão vindo da esquerda. Vergonha deles. Eu não vejo as coisas tão ruins quanto na era Nixon, mas estamos verdadeiramente indo naquela direção. Eu não podia falar com meus pais durante aquele tempo porque a divisão política se intrometeria. Esse dia de Ação de Graças e a temporada das festas foram o mais próximo que senti disso em 40 anos. Estamos cada vez mais polarizados. Isso não parece ser estritamente geracional, apesar disso existir. Há, da Costa Leste a Oeste, divisões raciais, baseadas em gênero e entre o rural e urbano se formando agora. Isso tem o potencial para ser devastador.

A quantidade de ataques violentos e econômicos perpetrados pela esquerda é preocupante. Minha esposa e eu recentemente nos mudamos para Bay Area. Eu estava esperando um lugar que fosse uma aconchegante meritocracia de ideias. Em vez disso, achei um lugar onde todos constantemente vigiam todos por qualquer crime de pensamento.”

Pontos de vista alternativos são incrivelmente indesejados no Vale do Silício. Sua curiosidade, se sincera, é uma exceção muito rara à regra.”

Há algo hipócrita na esquerda dizendo que são conciliadores, não divisores, que são inclusivos, e então excluem metade da população com comentários sobre inteligência e irrelevância no mundo moderno.”

O que convenceria você a não votar nele novamente?

Guerra seria imperdoável.”

Se a coisa da Rússia fosse verdade, eu viraria contra ele. Por que vocês não focam nisso, ao invés dos tweets dele?”

Nos dê uma opção melhor, e ficaremos felizes. Mas precisa ser um moderado – Sanders não vencerá.”

Eu votarei feliz em outra pessoa. Tem muito que eu odeio no Trump. Mas nossas vidas estão essencialmente destruídas, e ele foi a primeira pessoa que falou sobre consertar isso.”

Geralmente difícil dizer. Corrupção extrema seria o suficiente.”

Segunda pessoa no mesmo diálogo: “Eu não ligo se ele é corrupto. Vocês todos votaram na Hillary, e ela era a candidata mais corrupta de todos os tempos.”

Outra preocupação é o agravamento dos excessos entre ele e a esquerda que culmine numa quebra de nosso sistema de leis. Eu o consideraria responsável por isso.”

Se ele colocasse os EUA envolvidos num conflito militar maior. (Eu acho que as chances disso, na verdade, abaixaram, em comparação com a Hillary, mas estou disposta a ser provada errada). Se ele fosse aumentar substancialmente os custos para fazer negócios (aumentando regulamentações ou impostos, por exemplo).”

Eu sou socialmente muito liberal. Se ele fosse fazer algo como recomeçar a guerra às drogas, tentar restringir direitos dos LGBT ou tornar abortos no primeiro trimestre difíceis ou perigosos, eu repensaria minha posição. Porém, eu acho que esses tipos de coisas são extremamente improváveis, especialmente com uma eleição a poucos anos de distância e o país como um todo se tornando mais socialmente liberal.”

Eu acho que se 2008 acontecesse de novo (além da posse de Trump, para que a causalidade possa ser mostrada, hipoteticamente), a base evaporaria.”

Baseado no histórico de Trump antes da política, eu não acredito que ele é racista, sexista, homofóbico, ou intolerante. Se isso fosse verdade, suplantaria todo o resto, já que isso seria ainda pior para a liberdade e a independência individual do que qualquer restrição na liberdade de expressão ou aumento no tamanho do governo proposto pelo partido Democrata.”

[*] Sam Altman. “I’m a Silicon Valley liberal, and I traveled across the country to interview 100 Trump supporters — here’s what I learned”. Business Insider, 23 de Fevereiro de 2017.

Tradução: Yuri Mayal

Revisão: Patrícia Maragoni

1 comentário

  • osorio

    Trump esta longe disso que falam sobre ele nas midias. Ele é sim, um empreendedor, naum um politico. A esquerda odeia ele porque ele naum depende do projeto globalista, e isso irrita assassinos como Soros e Bildembergs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *